Dieta e álcool: compatíveis ou não?

Dieta e álcool: compatíveis ou não?

Recentemente, nutricionistas têm se manifestado contra dietas rígidas. Eles dizem que restrições rígidas causam estresse, levam a um colapso e ainda mais ganho de peso. Portanto, entregar-se a pequenas alegrias não é apenas possível, mas também necessário. Mas e quanto ao álcool? Você pode beber bebidas fortes enquanto faz dieta? Perguntamos à Dra. Pamela Peak sobre isso.

“Não há melhor maneira de relaxar após um dia difícil do que uma taça de bom vinho”, diz o Dr. Peak. “No entanto, se você beber mais, corre o risco de causar sérios danos à sua dieta.” Existem várias razões para isso.

Calorias vazias

Embora o vinho ou o uísque contenham menos calorias do que bolos e pão, as calorias do álcool são “vazias”. Queimando, eles não dão nada de útil ao corpo. Além disso, o metabolismo é interrompido. O álcool bloqueia literalmente a decomposição de gorduras e carboidratos em calorias.

O corpo tem o suficiente do combustível rápido que já recebeu. Ou seja, primeiro é preciso queimar as calorias do álcool e só depois o metabolismo voltará ao normal. Mas geralmente o uso de álcool é acompanhado de um lanche. E não importa o que você coma com vinho – pão, queijo ou fruta – tendo recebido energia do álcool, o corpo enviará todo o resto em reserva, para a gordura subcutânea.

O álcool diminui o autocontrole

Aumenta o apetite e reduz o autocontrole. Como resultado, poucas pessoas podem se limitar a um copo de álcool e alguns pedaços de queijo. A quantidade de comida e bebida começa a crescer exponencialmente.

Por isso, o famoso nutricionista Pierre Ducan sugere pagar por uma taça de champanhe ou vinho em uma caminhada de 20 minutos. Três copos equivalem a uma hora de caminhada. E você precisa ir imediatamente. Isso queimará rapidamente as calorias do álcool e eliminará o risco de beber ou comer demais. Em uma palavra, você bebeu demais em uma festa – vá para casa a pé.

Sobre os benefícios do álcool

E ainda, às vezes não é proibido entrar em uma taça de vinho. Afinal, está comprovado há muito que o vinho tinto previne a formação de coágulos sanguíneos, tem um efeito benéfico no sistema cardiovascular e inibe o desenvolvimento da aterosclerose.

Acredita-se que é a cultura correta do consumo de álcool que leva ao fato de que na França e na Itália a taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares é várias vezes inferior à média mundial. E para minimizar os danos à dieta alimentar, vale a pena seguir várias regras.

COMO BEBER CORRETAMENTE?

1. Um copo por dia e não mais

Essa regra não significa que você pode se abster de bebidas fortes por uma semana e depois beber uma garrafa e meia. Os nutricionistas aconselham não beber exatamente mais do que um copo por dia. Estudos recentes mostraram que quem bebe regularmente, mas aos poucos, está menos sujeito a interrupções na dieta do que quem se abstém por meses. Este último, mais cedo ou mais tarde, atinge o máximo.

Se você não tem certeza de que pode se limitar a um copo quando for visitá-lo, avise seus amigos sobre suas preocupações e peça que você monitore. Melhor ainda, aposte em algo de valor para se contentar com um copo.

2. Apenas bebidas puras

Refrigerantes, sucos e xaropes, que são adicionados aos coquetéis, contêm açúcar e corantes desnecessários para quem emagrece. Deve-se dar preferência às bebidas puras, respeitando a regra de ouro: o vinho tinto é melhor que o branco, o vinho é melhor que a cerveja, a cerveja light é melhor que a escura, a cerveja é melhor que os licores.

Nota para quem conta calorias: 150 ml de vinho tinto ou branco contém 100 kcal, 50 ml de vodka, conhaque, tequila ou rum – 104-110 kcal, 350 ml de cerveja – 108-150, 100 ml de vermute ou vinho doce – 120-160 kcal.

3. Comida antes, não juntos

Beber com o estômago vazio não vale a pena. Portanto, coma com antecedência, e melhor – alimentos protéicos (carne, ovos ou peixe). Esses alimentos vão deixar você se sentindo saciado por um longo tempo, e você não vai comer mais lanches com álcool. Além disso, com o estômago cheio, é difícil ficar bêbado com um copo e será mais fácil para você se controlar. É mais seguro comer álcool com vegetais frescos, e não frutas doces ou queijos gordurosos.

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